Pular para o conteúdo principal

Conheça um pouco sobre Gin 🍹🤩

Para entender melhor o Gin, devemos explorar um pouco a sua origem e, principalmente, como essa bebida foi desenvolvida. A primeira receita da bebida foi criada no século XVII na Holanda, desenvolvida para ser uma formula alternativa aos medicamentos diuréticos, utilizados para tratar doenças renais. Seu ingrediente principal, o Zimbro, é uma fruta conhecida por seus benefícios ao sistema renal mas que, na forma de medicamento, não resultou em grandes vantagens para os pacientes.

Mesmo sendo criado na Holanda, o Gin só se tornou popular quando chegou à Inglaterra e ganhou mais qualidade na produção. Os ingleses, portanto, foram os responsáveis por criar as melhores formulações da bebida que conhecemos até hoje, com sabores e aromas característicos. O sabor aromático do Gin, no entanto, conquistou muita gente, que permitiu a sua popularização como uma bebida alcoólica. A fórmula que é engarrafada e distribuída em todo o mundo leva, além do zimbro, algumas ervas e temperos como o milho, a cevada, a canela, o centeio, o coentro e o cardamomo.

Apesar de ter sido uma bebida de grande sucesso na década de 80, o Gin caiu no esquecimento com a chegada dos anos 90 e 2000, onde aumentou a busca por bebidas mais práticas e prontas para beber. O que trouxe esse clássico de volta para as prateleiras foi exatamente a sua sofisticação, que fez com que a geração de 90 abandonasse a bebida. Por volta de 2007, os renomados chefs de cozinha europeus optavam por finalizar sua jornada de trabalho em dias muito quentes com uma grande taça de Gin com bastante gelo. Ao encontrarem a forma perfeita de saborear essa bebida, devolveram algumas receitas ao cardápio de drinks e o sucesso foi instantâneo.

O Gin é uma bebida que tem como base a fermentação de cereais e alguns produtos destilados, entretanto, os fabricantes costumam fazer suas próprias alterações nas receitas, que permitem a criação de estilos completamente diferentes. Alguns exemplos:

-Clássico: seco e com o seu sabor predominante do zimbro. Apresenta toques cítricos e picantes.
-Cítrico: seu sabor tem notas de laranja, tangerina, limão ou grapefruit.
-Aromático: tem uma forte presença de especiarias. Pode ter notas de canela, coentro, cardamomo e noz-moscada.
-Herbal: seus pontos fortes dessa receita é o sabor de ervas como o tomilho, hortelã, alecrim e manjericão.
-Floral: desenvolvido com aromas de flores e frutos como a flor de uva verde, cassis, violeta e jasmin.

Agora que você conhece mais sobre, o que acha de encontrar o gin perfeito para você? Temos uma vasta lista de opções disponíveis em nosso site. Você pode conferir clicando aqui.

Comentários